Despedida: Assembleia dá Adeus ao fotógrafo Tonico Sessa

Morreu na madrugada desta terça-feira (14), em Vitória, o fotógrafo Antônio Carlos Sessa Neto, o Tonico. Uma das referências em fotografia no Espírito Santo, ele era responsável pelo maior acervo da história recente capixaba, com registros nas áreas da política, economia e das transformações urbanas. Tonico atuou também na supervisão do Centro de Memórias e Bens Culturais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

De acordo com pessoas próximas à família, ele estava internado recentemente. Ainda não há informações sobre o velório ou enterro, mas as cerimônias devem ocorrer no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória.

Nas redes sociais, autoridades como o governador do Estado, Renato Casagrande e o Presidente da Assembleia Marcelo Santos publicaram mensagens de luto pela perda de “um grande fotógrafo e amigo”. Casagrande destacou: “Tonico por décadas eternizou em imagens o trabalho dos deputados estaduais que passaram pela Assembleia Legislativa, assim como eu no início de minha trajetória”.

A história na fotografia de Tonico, ou também conhecido entre os amigos como Tonico Gemanda, começou cedo, ainda adolescente. Com isso, foram mais de 60 anos documentando em imagens as transformações e momentos históricos do Espírito Santo.

Acompanhou o crescimento econômico, e seus problemas, as paisagens cada vez mais transformadas pelo crescimento das cidades capixabas, e a cobertura de governos de seis governadores diferentes.

A própria Assembleia Legislativa onde atuava fez uma homenagem a ele no Dia Mundial da Fotografia.

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) emitiu uma nota oficial de pesar, assinada pelo presidente Marcelo Santos, destacando o legado de alegria, profissionalismo e memórias inesquecíveis deixados por Tonico. A nota expressa a imensa perda para todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo e declara luto oficial de dois dias no Legislativo capixaba em sua homenagem.